O espaço, localizado junto à Igreja de Senhora-a-Branca, remete-nos para o mundo dos vinhos, do azeite e dos enchidos, que são parte integrante da realidade trasmontana. Mas sempre com um toque de modernidade que lhe confere um caráter único. As paletes encaixadas nas paredes para arrumar os vinhos fazem mesmo lembrar as típicas garrafeiras de… Reads more »
O espaço, localizado junto à Igreja de Senhora-a-Branca, remete-nos para o mundo dos vinhos, do azeite e dos enchidos, que são parte integrante da realidade trasmontana. Mas sempre com um toque de modernidade que lhe confere um caráter único. As paletes encaixadas nas paredes para arrumar os vinhos fazem mesmo lembrar as típicas garrafeiras de barro e as mesas e cadeiras bem parecidas com as que temos nas nossas casas dão ao local uma aparência simultaneamente tradicional e sofisticada.

O restaurante Um Cibo no Prato traz assim até cá alguns dos sabores mais típicos de Trás-Os-Montes, oferecendo uma imensidão de tapas que vão desde as deliciosas alheiras às moelas. Ao almoço, pode apreciar-se o prato do dia por 7,50€ e, à noite, há três possibilidades permanentes no cardápio – a posta à mirandesa, a costela mendinha de vaca mirandesa e os secretos de porco bísaro -, às quais, rotativa ou sazonalmente, se juntam outros pratos – como os rojões e o azedo de Bragança.
Este restaurante é então uma boa maneira de provarmos um bocadinho daquilo que Trás-Os-Montes tem para nos oferecer. Toda a decoração, incluindo os menus feitos de xisto e escritos com palavras tipicamente transmontanas – como ‘reco’ que significa porco – e todos os cibos servidos – ou seja, todas as pequenas porções de alimento servidas – fazem-nos viajar até uma região com uma gastronomia e cultura muito ricas.

Se tem saudades de passar por Trás-Os-Montes ou há muito que tem vontade de conhecer a região, passe pelo Um Cibo no Prato e terá um cheirinho daquelas que são as tradições gastronómicas (e não só) deste local do Norte do país.