Foi criado pela Casa das Natas, depois da Associação Comercial ter desafiado as pastelarias com estabelecimento em Braga a criarem o novo doce destas festividades para o triénio 2019-2021.
Um doce confecionado com produtos naturais, feito de massa folhada e creme de ovos e erva-cidreira, cuja embalagem foi pensada para ser prática e se conseguir comer onde quer que estejam. Na embalagem encontra ainda a explicação, a lista de todos os ingredientes com que foi confecionado e o logo do evento.
A concurso estiveram doces de 12 pastelarias de Braga: os “cabeçudos”, da Pastelaria Sàbiá; a “iluminação doce”, da Doçaria História à Mesa; os “manjericos”, da Spirito Cupcakes & Coffee e da Pastelaria São João; a “sardinha”, da The Cheesecake Story; o “bombom de são joão”, da Fava do Cacau; a “sardinha doce”, da Casa das Bolas de Berlim; o “bolo de fuba com goiaba”, da Paper and Sweetness; e ainda os doces do Atelier das Delícias, da Pastelaria Bonna e da Veneza. Os critérios avaliados pelo júri foram: a originalidade, o sabor, a apresentação e a alusão ao tema proposto.
Paper and Sweetness
Atelier das Delícias
The Cheesecake Story
Pastelaria Sàbiá
Pastelaria São João
Casa Bolas de Berlim
Pastelaria Veneza
Doçaria História À Mesa
The Spirito Cupcakes & Coffee
Fava do Cacau
Pastelaria Bonna
Nos últimos anos, o lugar era ocupado pelo “manjerico”, criado pelas Tíbias de Braga no concurso realizado em 2015. Um manjerico colorido e muito saboroso, de feitura complexa, que dá ainda uma quadra a ler, criado pelo chef João Araújo.
Pode encontrar as “orvalhadas de São João” para comprar e saborear nos estabelecimentos “Casa das Natas” e na Pop-Up Store Visit Braga da Avenida Central. O doce tem o custo de 2€.