O objetivo passa por descobrir «o doce que a avó fazia todos os Natais, o que se criou em conventos e se manteve até aos nossos dias, aquela iguaria da terra que só se come na Páscoa, o gelado que só se faz no Verão com fruta da época, o pudim à base da produção local, aquele docinho tradicional que só se encontra naquela zona do país e especialmente as inovações que privilegiam o que a terra dá», refere a organização.
No dia 7 de maio foram revelados os 140 doces que passaram as duas primeiras eliminatórias das 7 Maravilhas Doces de Portugal e que, agora, vão a votação pública. Entre eles encontra o famoso Pudim Abade de Priscos, a típica sobremesa de Braga.
Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa sai um pré-finalista que passa às semifinais. Os pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.
Foram sete as categorias a concurso: bolo de pastelaria, doces de fruta e mel, doce de território, doce de colher e doce à fatia, biscoitos e bolos secos, doces de inovação e doces festivos. Os doces tinham de ter uma componente do seu local de origem, utilizando ingredientes regionais.
Conheça, abaixo, os doces que Braga levou a concurso:
1 – Pudim Abade de Priscos da Doçaria Cruz de Pedra (categoria: Doce de Território)
2 – Tíbias da Pastelaria Tíbias de Braga (categoria: Bolo de Pastelaria)
3 – Pastéis dos Remédios da Doçaria Cruz de Pedra (categoria: Bolo de Pastelaria)
4 – Fidalguinhos das Frigideiras do Cantinho (categoria: Biscoitos e Bolos Secos)
5 – Moletinhos de S. Vicente das Frigideiras do Cantinho (categoria: Doces Festivos)
6 – Sanjoanino da Pastelaria Tíbias de Braga (categoria: Doce de Inovação)
7 – Biscaínhos da Pastelaria Tíbias de Braga (categoria: Doce de Inovação)