As datas que tem de celebrar em Janeiro

Em janeiro, há várias datas especiais que tem de celebrar. Sejam dias mais conhecidos e com motivações mais grandiosas ou dias dedicados a assuntos mais comuns, são todos boas desculpas para cozinhar e para comemorar.

Veja a nossa lista de quatro ótimas datas a comemorar este Janeiro:

O Dia de Reis

No dia 6 de Janeiro – e na noite de dia 5 – comemora-se a chegada dos três Reis Magos a Belém para ver o menino Jesus. É costume cantar-se “os reis” e “as janeiras” pelas ruas e, segundo a tradição, para comer há bacalhau cozido e bolo-rei. Esta data põe fim às festividades do Natal, mas é também um dia de celebração em que a família costuma reunir-se novamente em torno da mesa.

Credits: Chefinho

O Dia Internacional do Obrigado

O dia 11 de Janeiro é para agradecer. Surgiu na internet, através das redes sociais, com o objetivo de pôr todos a dizer “obrigado/a”. Ainda não está muito enraizado, mas o mote é bonito. Por isso, neste dia, agradeça a quem o rodeia, cozinhando-lhes um miminho. Não há melhor forma de dizer “obrigado/a” do que oferecer um bom prato de comida!

O Dia Internacional da Comida Picante

O dia 16 de Janeiro é para lembrar a comida picante. Não se sabe a origem ou o porquê desta data dedicada a algo tão específico, mas a verdade é que ela está no calendário. Mas, como é sobre comida, não importa a origem. O que importa é aproveitar a data para nos alimentarmos ainda melhor que o habitual! Neste dia, prepare o seu prato picante preferido para assinalar a data!

O Dia Internacional do Vinho do Porto

O dia 27 de Janeiro celebra-se a fabulosa existência do famoso Vinho do Porto. A data foi criada em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituição de que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto faz parte. O intuito é promover a bebida e, por isso, tradicionalmente, há atividades a decorrer nas adegas neste dia. Como todas as desculpas são boas para beber um pequeno cálice, aproveite a data! Ainda por cima, em 2018, a data calha até num sábado.