No largo de Senhora-a-Branca, mesmo em frente a um pequeno e agradável jardim, pode encontrar o Trota’s, um restaurante “em que se degusta em Português mas à Moda de Braga”, como a gerência tem orgulho de dizer.

Apesar de ser um restaurante ainda recente, já conquistou muitos clientes, que já não dispensam a deliciosa comida tradicional, servida num ambiente bastante acolhedor e familiar e, claro, acompanhada pelo vinho mais adequado para cada prato.

Neste restaurante, o bacalhau, sempre presente na gastronomia portuguesa, pode ser encontrado nas suas mais variadas formas – bacalhau com broa, bacalhau com natas, bacalhau frito, etc… – e os pratos de carne são também muito diversificados, passando pela vitela assada, pelo costeletão grelhado e pelas indispensáveis papas de sarrabulho (que são servidas apenas ao sábado). Para além destes pratos, outros dos mais recomendados são os filetes de polvo com arroz malandrinho e ainda a francesinha. Para sobremesa, não pode deixar de experimentar o pudim à Abade de Priscos ou o cheesecake.

Em termos de preços, neste restaurante, pode comer-se uma diária por 7,50€, onde está incluído um dos cinco pratos do dia, a bebida, o pão – que todos os clientes elogiam -, e ainda o café. À noite e aos fins-de-semana, os preços rondam os 15€.

O Trota’s é assim um ótimo restaurante para se deliciar com aquilo de melhor a gastronomia bracarense tem para oferecer e onde, mediante encomenda, pode também provar verdadeiras delícias que não constam na carta, como o cabritinho no forno ou o polvo em vinho tinto.

No fim da sua refeição, pode sempre parar um pouco junto a este restaurante e apreciar a zona verde envolvente ou caminhar um pouco e ir visitar o icónico Palácio do Raio, que fica bem perto do Trota’s.