Aberto há mais de uma década, o Palatu foi um dos primeiros restaurantes a introduzir o conceito de tapas à cidade de Braga. Mas porque nem só de tapas se faz um estabelecimento como este, nas salas do Palatu há também espaço para comida tradicional portuguesa.
Quando abriu o seu próprio negócio em 2006, José Pinto quis trazer até Braga um conceito de comida diferente do habitual, servindo tapas inspiradas na cozinha espanhola e nas iguarias que provava durante as suas viagens. Com o tempo, o restaurante foi evoluindo e, além das tapas – que continuam a ser o ex-libris do estabelecimento -, agora são servidos pratos da típica cozinha portuguesa.
Localizado nas imediações da Sé de Braga, na rua D. Afonso Henriques, o Palatu é, portanto, um ótimo restaurante para visitar com os amigos e aproveitar para conviver, enquanto se bebe um copo e se vai petiscando algumas iguarias. As tapas mais pedidas são o polvo à galega, a alheira de caça com grelos, pimentos padrão, folhado de queijo e tomate, tapa mista, revoltos, entre outras deliciosas escolhas.
Mas aqueles que gostam de uma refeição mais substancial não ficam de fora, já que o Palatu também serve algumas das grandes receitas do Norte de Portugal. Entre as especialidades estão o bacalhau à Braga, os filetes de polvo com arroz de grelos, o bife à portuguesa e a francesinha. E, além disso, há ainda na ementa vários tipos diferentes de arroz, que devem ser pedidos por encomenda e incluem o apetitoso arroz de bacalhau, arroz de lavagante e arroz de camarão.
Neste restaurante, não faltam então opções para passar alguns bons momentos em torno de uma mesa. Para complementar a boa comida, vive-se um ambiente descontraído e agradável, num espaço moderno e bem decorado que contrasta com o edifício antigo em que se localiza, mas combina com a vitalidade sentida na zona da Sé de Braga.
Ideal para fazer uma viagem de sabores por Espanha (e não só) e também para provar alguns dos pratos mais típicos do Minho, o Palatu mostra-lhe toda a energia de uma cidade vibrante e jovem como Braga.