Numa típica casa minhota, numa pequena aldeia da Póvoa de Lanhoso, há um restaurante de comida tradicional que encanta qualquer um que por lá passe, através dos sabores autênticos que coloca em cima da mesa.
O Victor pode ser um restaurante perdido no meio de uma zona rural bem no coração do Minho, mas tem já um lugar cativo entre os estabelecimentos de referência quando se fala em gastronomia do Norte de Portugal. O espaço começou por ser uma taberna, mas quando, em 1971, Victor Peixoto chegou aos 30 anos, e depois de 20 a trabalhar no local, pediu ao pai, antigo proprietário, para lá criar um restaurante. Apesar da mudança sofrida há mais de quatro décadas, a tradição, essa, continua bem presente nesta casa, tanto através da deliciosa comida típica, como através da grande simpatia sentida no local.
Créditos: utilizador do TripAdvisor
A grande especialidade d’O Victor é, sem dúvida, o bacalhau assado na brasa com batatas à murro, que faz as delícias de qualquer bom apreciador do peixe que impera nas cozinhas portuguesas. Mas a costeleta de vitela e o cabritinho assado nunca desiludem aqueles que procuram sempre uma carne suculenta e saborosa. Para adoçar a boca no fim de uma refeição farta, servida nas doses generosas que caracterizam a casa, o leite-creme é a sobremesa mais recomendada, embora constem outras opções deliciosas na carta. E tudo isto regado com os melhores vinhos, que pode escolher da diversificada garrafeira do estabelecimento.
O espaço combina com a sua localização e com a comida bem tradicional que lá se serve. É dentro de uma casa antiga de granito, tipicamente minhota, que encontrará O Victor. O restaurante tem quatro salas com uma decoração bastante rústica, mas ainda assim confortável, onde as paredes de pedra estão enfeitadas com fotos e opiniões de pessoas ilustres que passaram pelo local – incluindo com alguns versos da autoria de Jorge Amado a elogiar o famoso bacalhau d’O Victor. Para completar o cenário, das janelas, pode ver-se a paisagem bucólica e tranquila das estreitas ruas de S. João de Rei, a pequena aldeia da Póvoa de Lanhoso em que o restaurante se localiza.
Créditos: Expresso
Resumindo, O Victor é uma casa portuguesa (e minhota) com certeza. A comida deliciosa é servida em quantidade e com a simpatia e hospitalidade que são tão características das gentes minhotas. Assim, este é o local a visitar para quem é apreciador de bacalhau e para quem gosta de ter uma verdadeira experiência cultural nas suas visitas gastronómicas.