O Gato no Rio é um negócio familiar que vem passando de geração em geração há mais de cem anos. Desde 1994, é a terceira geração quem serve às suas mesas os melhores pratos tradicionais da região do Minho.

Começou por ser uma mercearia e uma espécie de taberna, em que se serviam tigelas de vinho, sardinhas e iscas de bacalhau. Nessa altura, abundavam espinhas no chão e, por isso, também gatos – daí o nome atual do estabelecimento. Agora que há já netos e bisnetos do original proprietário a trabalhar no negócio, o espaço é um restaurante de comida tradicional bastante conceituado em Braga e recebe até casamentos e batizados.

Bem perto do rio Este e com entrada pela Variante do Fojo, O Gato no Rio fica numa zona bastante rural e repleta de campos verdes. O espaço é grande, com capacidade para 250 pessoas, e está decorado de uma maneira simples e temática onde o gato é, obviamente, a figura central.

O atendimento é, como não podia deixar de ser num negócio familiar, bastante simpático e acolhedor. Os clientes que por aqui passam sentem-se verdadeiramente em casa e o restaurante orgulha-se de lhes proporcionar essa experiência, através da qualidade de todo o serviço, desde o atendimento aos pratos colocados nas suas mesas.

As especialidades da casa são várias, além de deliciosas e bem típicas. Há papas de sarrabulho com rojões, pica no chão (ou arroz de cabidela, conforme quiserem designa-lo), polvo à lagareiro, cabrito assado, polvo panado com arroz de grelos, cozido à portuguesa (confecionado com carne de porco chamuscada, tal como manda a tradição da Matança do Porco), entre outros pratos tradicionais.

De terça a sábado, à hora de almoço, é possível degustar alguns destes pratos a um preço low-cost, bem como outros, em que se inclui o delicioso arroz de feijão vermelho com sardinhas ou pataniscas.

Para uma experiência gastronómica bem à maneira minhota – cheia de boa comida, simpatia e tradição – O Gato no Rio é definitivamente um dos restaurantes mais indicados.