Trazer as bifanas das festas populares até ao dia-a-dia dos clientes. É este o mote da BLB – Bifanaria, um restaurante aberto desde 2015 no Largo da Senhora-a-Branca, em Braga.
A Braga Loves Bifanas (BLB) – Bifanaria é um projeto de três amigos bracarenses apaixonados pela típica sandes de febra de porco. O seu objetivo é trazer as bifanas para o quotidiano dos seus clientes – que, antes de a casa existir, teriam usualmente de esperar pelas festas populares para degustar esta iguaria. Vieram, portanto, preencher uma lacuna, criando um espaço dedicado sobretudo a servir as afamadas bifanas.
Embora sejam essas as grandes estrelas da BLB, o restaurante disponibiliza outros aperitivos e pratos, com a tradição portuguesa sempre à vista. Para além da deliciosa bifana servida com um molho inspirado no da francesinha, aqui pode degustar moelas e rojões, o típico caldo verde, e alheiras, entre outras opções muito apetitosas. Aos pratos mais tradicionais, como estes, juntam-se os hambúrgueres e as francesinhas de bifana que fazem sucesso entre os clientes da Bifanaria.
Para o almoço, durante a semana, há um menu diário por 5 euros, composto por pão, sopa, prato, bebida e café. Todos os dias, tem à sua disposição dois tipos de sopa e dois pratos principais. Assim, de segunda à sexta, pode provar pratos que não estão permanentemente na ementa, como pataniscas de bacalhau com arroz de tomate e carne de porco à alentejana.
Todo o espaço, tal como a ementa e os sabores, refletem a tradição portuguesa e a sua importância para a casa. O espaço é pequeno e moderno mas a predominância das madeiras, juntamente com pequenos elementos decorativos tipicamente portugueses, dão-lhe um ar rústico. Os bancos altos junto ao balcão, os bibelôs, os quadros de xisto com a ementa e as paredes pretas ilustradas com motivos dos lenços dos namorados – tudo contribui para que a bifanaria seja um espaço único e divertido, onde reina a portugalidade.
Resumindo, este restaurante, no centro da cidade de Braga, é ótimo para quem é apaixonado pela tradição portuguesa e minhota. Aqui terá a oportunidade não só de comer as famosas bifanas – que habitualmente só marcam presença nas romarias -, como também de degustar maravilhosas entradas e pratos típicos, num ambiente calmo e descontraído.