Situado na Praça da República – a que qualquer bracarense se referirá como Arcada -, o Astória é um dos cafés mais emblemáticos e mais antigos da cidade, embora tenha estado fechado por algum tempo.

Quem o reabriu quis devolver a Braga um espaço que faz parte da sua História.

Conhecido por ter sido um café onde as tertúlias sobre futebol eram frequentes, o Astória estará sempre ligado ao clube da cidade, o Sporting Clube de Braga. E, claro, também aos bracarenses – especialmente a um grupo que, durante meses, depois de o café fechar, se juntou diariamente em frente à sua porta na esperança de que este reabrisse.

Entrando agora neste espaço pode ver-se um misto deste passado, patente nos tetos ricamente decorados, com um grande toque de modernidade, presente na decoração e contemporaneidade da sua agradável esplanada.

Muito visitado por turistas, este café convida-nos a experienciar a cozinha tradicional da região aliada a uma cozinha mais contemporânea. Pratos como o incontornável bacalhau à Braga, o arroz de feijão e o bife à mordomo são só alguns daqueles que mais sucesso fazem nesta casa, que pretende servir a genuína gastronomia bracarense.

Se, durante a semana, passar aqui à hora de almoço vai poder encontrar diariamente quatro pratos diferentes por onde escolher e, por 6,50€, poderá desfrutar também de pão, sopa, uma bebida e café.

Em pleno centro histórico da cidade e precisamente num dos edifícios que mais aparece nos postais turísticos de Braga, poderá então encontrar um espaço simpático para degustar a tradição e conviver, seja na esplanada fresquinha junto ao chafariz ou dentro do salão histórico.