Descubra quais os pratos que os minhotos não dispensam nas suas casas, durante a época natalícia:
Bacalhau cozido
O bacalhau é sem dúvida o ingrediente rei da cozinha portuguesa. Um pouco por todo o país, o bacalhau cozido é o prato de eleição para a noite de Consoada. Cada garfada, regada com o melhor azeite de Portugal, deve trazer uma lasca branca e saborosa de bacalhau à mistura com batata cozida, couve portuguesa, cenoura e ovo.
Créditos: Teleculinária
Polvo à lagareiro
O polvo à lagareiro é outro dos pratos mais confecionados para a ceia ou almoço de Natal. Vai ao forno com batatas e muita cebola, tudo mergulhado num azeite da melhor qualidade. Os sabores e o cheiro são inconfundíveis e fazem crescer água na boca seja qual for a altura do ano.
Créditos: Vida Ativa
Roupa velha
O nome deste prato pode não abonar a seu favor, mas a verdade é que muito saboroso. Este é, tradicionalmente, a opção para o almoço do dia de Natal dos minhotos. É feito com as sobras da noite de Consoada, consistindo numa mistura de bacalhau, couve e batata e, às vezes, também de polvo. Era, antigamente, a forma de não desperdiçar a comida que tanto custava a comprar, mas acabou por se tornar num prato típico português.
Créditos: Teleculinária
Aletria
Uma das sobremesas de Natal mais afamados e apreciados, a aletria tem de marcar presença nas mesas minhotas. Consiste num prato de massa normalmente cozido em leite com açúcar, casca de limão e um pauzinho de canela. No fim, costuma ser polvilhado com canela em pó, formando às vezes desenhos com motivos natalícios que enfeitam ainda mais o Natal.
Créditos: Keep Recipes
Rabanadas
De leite, vinho ou água. Não importa. As rabanadas adoçam sempre o nosso Natal. Feitas com fatias de cacete – um pão grosso em forma de canudo que é deixado endurecer -, as rabanadas são um doce frito que são depois mergulhadas em leite/vinho/água e passadas numa mistura de muito açúcar e canela em pó. São excelentes frias ou quentes e deixam um delicioso aroma no ar.
Créditos: Guia da Semana
Mexidos ou formigos
Mais um doce de Natal com canela à mistura e mais um prato que aproveita as sobras de comida até à última migalha. Os mexidos ou formigos são feitos com pedacinhos de pão duro humedecido num caldo de água/leite, açúcar, mel e canela. Por vezes, é-lhes acrescentado um cálice de vinho do Porto e frutos secos, que lhe dão um toque crocante e delicioso.