Uma iniciativa que pretende homenagear o país e as regiões, mostrando os seus melhores produtos locais. Assim, a gastronomia, os vinhos, o azeite e os roteiros turísticos de cada região de Portugal estão a votos.
Do Minho ao Algarve, passando pela Madeira e Açores, foram várias as mesas que estiveram na primeira fase eliminatória desta eleição. Dela resultaram 49 pré-finalistas, sendo Braga um deles.
A broa de milho, o Bacalhau à Moda de Braga, o cidrão, o Vinho Verde Branco Largo do Paço 2017, a Aguardente Vínica de Vinho Verde Bracara Augusta, a Rede de Percursos Pedestres de Braga e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa da região minhota reuniram o consenso de um painel de 77 especialistas e do Conselho Científico.
Agora, é a vez dos portugueses votarem naquelas que, para si, são as mesas mais representativas de Portugal. Vote em Braga, de 20 a 22 de julho, através do 760 107 002. Pode ainda assistir à primeira gala, em que a mesa de Braga está inserida, dia 22 de julho, pelas 21h00, na RTP.