O Manjerico que pode comer no São João de Braga

É em formato de manjerico que se apresenta o doce típico do São João de Braga, o doce Sanjoanino.

O doce tem na sua base o pastel de feijão, ao qual acrescem ingredientes como a amêndoa e a chila, sendo totalmente comestível, inclusive as suas bandeiras com as quadras festivas.

Foi em 2015, que as pastelarias de Braga foram desafiadas pela Associação Comercial de Braga e pela Associação de Festas de São João a criar um doce que representasse estas grandes festividades. Depois de provados os doces, foi a pastelaria Tíbias de Braga que criou a melhor representação, com um doce em formato de manjerico. Um manjerico colorido e muito saboroso, de feitura complexa, que dá ainda uma quadra a ler, criado pelo chef João Araújo.

Desde aí que, aqueles que comemoram o São João na cidade de Braga, percorrendo as ruas com os seus martelos e alhos-porro, têm mais uma tarefa a cumprir no programa das Festas: provar este doce Sanjoanino.