7 tipos de pão para comer nas manhãs de janeiro

Pequeno-almoço sem pão não é pequeno-almoço para aqueles que seguem uma dieta mediterrânica. Nesta edição da iniciativa Amigos do Café, a decorrer em Braga, são várias as pastelarias que o incluem nos seus menus. Pode ser acabado de sair do forno, torrado, tostado, fatiado, com queijo, manteiga ou compotas.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer os sete tipos de pão que vai encontrar no roteiro.

Pão de cereais

O pão de cereais é um tipo de pão preparado com dois ou mais grão, tal como linho, milho, aveia, trigo e farinha de trigo integral, entre outros. Algumas variedades incluem sementes comestíveis na sua preparação, como sementes de linhaça, quinoa, sementes de abóbora e sementes de girassol. Este está incluído no menu de pequeno-almoço do Mundo das Tíbias e do Santa Cruz café.

Pão integral

O valor nutricional deste pão depende do tipo de farinha utilizada, tradicionalmente é a farinha integral. É um pão com quatro vezes mais teor de fibras do que o pão branco, que contribui para o bom funcionamento dos intestinos e permite também uma absorção mais lenta dos nutrientes, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e possui alguns antioxidantes protetores que ajudam a prevenir algumas doenças crónicas relacionadas com o envelhecimento. Pode saboreá-lo no menu da Queijaria Central, recheado com queijo.

Pão de água

Este pão difere dos restantes pela quantidade de água que é utilizada na sua confeção, sendo este o seu ingrediente principal. Na Pinto’s Pastelaria ele é torrado e barrado com manteiga, que derrete até chegar à sua mesa.

Pão de mistura

É um pão com maior teor de nutrientes e de boa digestibilidade, feito a partir da mistura de farinhas de vários tipos de cerais, com diferente grau de refinação. Esta foi a escolha para o menu da Pastelaria Bom Jesus barrado com manteiga.

Pão de beterraba

É um dos pais mais bonitos que vai encontrar neste roteiro, dada a particularidade da sua cor: o rosa. A beterraba que é usada nas saladas, sumos detox ou sopa é, também, utilizada na confeção do pão, trazendo inúmeros benefícios para a sua saúde. É rico em ferro, vitamina B, magnésio, fibra, e é rico em antioxidantes. Esta é uma das opções de pão da Pastelaria Bel-Prazer.

Pão alentejano

É feito no forno a lenha e fica com uma casca dura e crocante. Tal como o nome indica, é típico das cidades alentejanas. No Cais Novo Pastelaria ele é servido fatiado, com manteiga e compota.

Pão de centeio

É um tipo de pão que tem como matéria-prima o cereal centeio, cultivado em regiões onde os terrenos eram mais pobres. Durante séculos, em Portugal, comia-se este pão diariamente. Esta é uma das opções de pão que pode saborear na Duquesa Pastelaria.