As Festas de São João começaram, oficialmente, no dia 14 de junho, e prolongam-se até dia 24. Pelo meio, já houve muita música, encontros, procissões e bailaricos. E porque todas as festas precisam de boa comida e boa bebida, damos-lhe a conhecer aquilo que se come na noite mais esperada do ano, em Braga.
O encontro fica marcado no Parque da Ponte, onde encontra a maior parte dos restaurantes que têm os petiscos típicos desta semana de festividades. Por aqui já cheira a sardinha assada na brasa, as rainhas da gastronomia São Joanina, que veem acompanhadas de um pedaço de broa. A acompanhar, um copo de vinho. Já o típico caldo verde come-se depois, quando o jantar já vai a meio. Fartura ou churro, com ou sem recheio, a escolha fica ao seu critério, mas é a sobremesa que lhe aconselhamos para viver o espírito Sanjoanino. Além disso, não pode deixar de provar o Doce Sanjoanino da Doçaria S. Vicente, a sardinha doce.
E quando a noite já for a meio e a fome começar a apertar, não deixe de provar o pão com chouriço, com ou sem queijo, acabadinho de fazer, ou a típica bifana. Estas são 6 saborosas razões para não perder o São João de Braga.