Com certeza, estas festividades acabarão com as suas dúvidas sobre quando visitar Braga. As sugestões ficam lançadas, só falta mesmo escolher.
- Romaria de São Vicente
S.Vicente é uma das maiores freguesias da cidade e traz consigo uma das primeiras festividades do ano, na cidade. As comemorações a S.Vicente realizam-se entre os dias 21 e 22 de Janeiro e trazem consigo várias atividades.
- Braga Romana
Em Maio, a cidade volta atrás no tempo e veste-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta, incluindo mais de 80 horas de programação. Este, é um projeto mobilizador da sociedade Bracarense que conta com o empenha e dedicação de centenas de associações, comerciantes e instituições de ensino para recriarem aquilo que era vivido na época em que os romanos dominaram a cidade.
- Semana Santa
A Semana Santa de Braga, detém o título da mais famosa de todas em Portugal. Apesar de não se conhecerem as suas origens, existe inspiração no registo de uma mulher do século IV, habitante de uma outrora Bracara Augusta (atual cidade de Braga).
A Semana Santa continua, até hoje a ser uma tradição em que, pelo menos, do século XVI, com desenvolvimentos e variações ao longo dos ano. Esta festividade tem sido enriquecida com elementos inovadores, segundo o plano litúrgico, mas conservando vários elementos póprios do Rito Bracarense.
- São João de Braga
Contando com 12 dias de animação pelas ruas da cidade e mais de 230 horas de atividades. Braga celebra todos os anos entre os dias 14 e 25 de Junho o São João, a maior e mais antiga festa sanjoanina do país.
Desde o encontro de Jões ao maior encontro de Gigantones e Cabeçudos, passando pela tradicional Dança do Rei David, entre muitas outras atividades, encontram-se reunidas todas as condições para que seja um sucesso, todos os anos.
- Festival Internacional de Folclore
Braga promove o Festival Internacional de Folclore (FIF), uma iniciativa que conta com a participação de vários grupos, em representação de vários países, proporcionando três dias de cor, alegria e cultura de dança na Cidade, tudo na Avenida Central, palco de um grande encontro de culturas que promovem a beleza e costumes da sua etnografia.