5 dicas para se preparar para o Natal

Novembro está a acabar e todos sabemos o que isso significa… O Natal – e o mês de dezembro – está à porta, com toda a alegria e stress que a época arrasta!

Para facilitar o seu Natal, que deve ser uma altura de paz, partilha e felicidade, deixamos-lhe algumas dicas para sobreviver e aproveitar ao máximo esta reta final do ano:

Compre um calendário de Advento

Está provado cientificamente: o chocolate traz felicidade. Por isso, para ir relaxando do stresse que todas as festas familiares podem trazer, compre um calendário do Advento daqueles com um chocolatinho para cada dia. De certeza que, pelo menos por momentos, vai sentir-se mais leve e descontraído!

Decore a sua casa ao som de músicas natalícias

Com o ritmo louco do dia-a-dia, todos sabemos como pode ser difícil entrar no real espírito natalício. Uma maneira de evitar chegar ao Natal sem qualquer espírito pode ser decorando a casa logo no início do mês, com músicas natalícias como som de fundo. Ir pincelando o seu lar com tons de vermelho e verde, enquanto ouve os clássicos “Jingle Bell” ou “Last Christmas I gave you my heart”, é com certeza uma forma certeira de mergulhar no Natal!

Faça uma lista dos presentes a comprar e compre-os com tempo

Esta é óbvia, mas é talvez aquela em que mais falhamos. Quantos de nós pensamos todos os Natais “Para o ano é que é! Vou comprar tudo com antecedência!” e depois, bem, não o fazemos, ano após ano? Este Natal, obrigue-se a fazê-lo! Sente-se, faça uma lista das pessoas a quem quer (ou tem) de dar um presente e pense em algumas possibilidades de prenda para cada um. A seguir, corra para o centro comercial ou para o centro histórico para evitar as enchentes e filas de compras natalícias que todos os anos nos acrescentam mais umas rugas com o stresse.

Planeie os dias festivos previamente

Para evitar um Natal irritante, a palavra-chave é, sem dúvida, planear. Marque na sua agenda todas as festas de Natal a que terá de ir para que nenhuma se sobreponha ou o obrigue a andar constantemente a correr de um lado para o outro. Se vai dar uma festa em casa, planeie com antecedência o que vai cozinhar, quem vai convidar, etc… O planeamento vai poupar-lhe muitas chatices!

Faça uma leve dieta antes da época

Toda a gente sabe, ninguém o nega: o Natal é uma época de exageros. Sobretudo no que diz respeito à comida. É o bacalhau, o polvo, o peru e a roupa velha, são as rabanadas, o bolo-rei, a aletria e os mexidos. É impossível resistir a tantos pratos deliciosos! Por isso, faça uma leve dieta nas semanas que antecedem o Natal para que, mais tarde, se possa deixar levar pela sua vontade, sem um peso – tão grande – na consciência (e na balança).