São 48 horas de programação non-stop, com música, arte e cultura a fervilhar pelas ruas. São 12 concertos em dois palcos e mais de 20 espetáculos e performances. Isto sem falar na programação especial de alguns dos museus da cidade e nas mais de 40 horas de programação dirigida ao público infantil.
Com tanto a acontecer na cidade, é fácil perder o rumo, mas nada tema porque o Taste Braga tem 4 dicas para que aproveite ao máximo a Noite Branca.
- Confira com cuidado a programação e faça o seu plano
A Noite Branca oferece uma grande variedade de programas culturais que vão ao encontro dos gostos de diversos públicos e que, por vezes, poderão ocorrer em simultâneo. Há espaços magníficos para visitar, concertos e performances dos mais variados artistas para assistir e ainda várias outras atividades para fazer, a todas as horas. Para conseguir dar pelo menos uma espreitadela àquilo que mais lhe interessa, o melhor é que confira com cuidado a extensa programação e os horários e elabore um plano em que inclua os pontos que não quer mesmo perder.
- Use os transportes públicos
Com milhares de pessoas a invadir as ruas do centro histórico de Braga, estacionar um carro pode tornar-se uma tortura e uma autêntica perda de tempo, por isso, aproveite as parcerias da organização com os Comboios de Portugal (CP) e com os Transportes Urbanos de Braga (TUB).
Se vem de fora da cidade, apanhe um dos Comboios Urbanos do Porto e, por 2 euros, faça a sua viagem de ida e volta. A Estação de Braga fica a apenas 10 minutos a pé de onde tudo estará a acontecer.
Se já estiver pela cidade mas um pouco afastado do centro, poderá também utilizar os TUB, de uma forma diferente e a um preço especial. Deixe o seu carro num dos três interfaces – localizados junto ao Continente de Lamaçães, ao E.Leclerc e ao Estádio Municipal de Braga – e apanhe um autocarro até à Avenida Central ou até à Praça Conde de Agrolongo. O tempo médio de espera é de 5 minutos e, entre as 19h e as 5h dos dias 1 e 2, poderá fazer a viagem de ida e volta por 1 euro.
- Aproveite a oportunidade para degustar o melhor da restauração bracarense
Nestes dias, grande parte dos restaurantes e espaços comerciais da cidade também se vestem de branco e enchem-se não só de gente mas também de vitalidade e energia. E, claro, à boa maneira minhota, não falta a boa comida. Portanto, já que vai passar a noite e/ou o dia fora de casa, aproveite para ficar a conhecer o melhor da restauração bracarense, enquanto vibra com o ambiente festivo da Noite Branca.
- Não se esqueça de se vestir de branco
Para entrar no espírito da festa, não se esqueça de vestir pelo menos uma t-shirt branca. O efeito nas fotografias é muito melhor quando os visitantes em peso se vestem da mesma cor, não acha?