Tapa 1: Cogumelo Recheado
Cogumelos, carne e queijo no mesmo prato só podiam resultar no saboroso cogumelo recheado do Diana Restaurant. Um restaurante, situado na Rua D. Frei Caetano Brandão, que tem uma oferta gastronómica tão pura quanto a deusa em que se inspiraram para dar nome à casa, a deusa Diana.
Tapa 2 : Tempo de Saborear
A broa recheada é o verdadeiro sucesso daqueles que optam por a colocar na mesa de entradas das festas lá de casa. Assim, a Time to decidiu recriá-la, em formato individual, num pão estaladiço recheado com mozzarella, linguiça e especiarias. Situado na Rua D. Afonso Henriques, este é um espaço para petiscar com amigos ou família enquanto se saboreia algumas iguarias típicas e deliciosas, com um toque contemporâneo.
Tapa 3: Dama de Copas
Uma fusão de sabores entre morcela grelhada, compota de cebola-roxa e broa, resultam na dama de copas. Esta é a tapa que acompanha a Estrella Damm no Palatu Taperia. Na Rua D. Afonso Henriques, encontra este restaurante onde pode degustar, também, alguns pratos de carne e bacalhau.
Tapa 4: Tartelete de Camarão e Abacate
A proposta do Twine Wine & Tapas é bem diferente das restantes. Numa pequena taça é-lhe apresentada uma tartelete de camarão, abacate, pickles e tinta de choco, que acompanham, e bem, a Estrella Damm. Encontre este espaço no Largo de Santa Cruz.
Tapa 5: Olá, Cabra!
Um nome peculiar que identifica a tapa do Setra Bar. Um pão saloio barrado com mostarda de ananás, e recheado com tomate, queijo de cabra, pepino em vinagrete com especiarias e pão saloio. Um espaço situado na Rua S. João em que as mesas já foram portas, os candeeiros feitos a partir de chapéus e sofás de casa dos avós.
Tapa 6: Misto Três Bandeiras
É na Rua D. Paio Mendes que vamos saborear uma cesta com alguns petiscos: bolinho de bacalhau, pastel de carne, coxinha de frango e espetadinha caprese. O Ana Sofie é um dos espaços mais recentes da cidade, mas que já faz a delicia de todas com a diversidade dos seus pratos: portugueses, brasileiros e italianos.
Tapa 7: A Petisca
É paragem obrigatória na cidade de Braga, para degustar uma tábua de queijos e petiscos a metro ao final do dia, ou a famosa bifana. Para esta Rota de Tapas, recriou a sua bifana mas em massa filo, chutney de pimento e tomate seco. É bem junto à Sé de Braga, na Rua D. paio Mendes, que encontra este estabelecimento.
Tapa 8: A Nossa Tradição
O bacalhau é tradição em Braga. Assim, não podia faltar a esta rota de tapas, mas desfiado em cama de puré, grão-de-bico e com grelos salteados, com o toque final do tempero com molho verde aromatizado. Não deixe de o provar no O Arco, na Rua D. Frei Caetano Brandão.
Tapa 9: Picadinho à Porta Nova
Mais português não há: um picadinho com peru, ervas aromáticas, cogumelos, salsicha, ovo, tostas e azeite. Para degustar no Porta Nova, situado na Rua D. Diogo Sousa.
Tapa 10: Tapa Caliente
Pizza é a proposta da Pizzaria Bar Splash que entra, pela primeira vez, neste roteiro. Uma fatia de massa crocante splash, com molho de tomate à casa, mozarela, chouriço fatiado e piripiri. Para acompanhar uma cerveja Estrella Damm, na Rua D. Diogo de Sousa.
Tapa 11: Prego “Parece-me bom”
A esta tapa podemos dizer “não parece, é mesmo bom!”, para dar resposta ao seu nome. Um prego feito em pão da casa, com bife de novilho, mostarda Dijon, bacon, pickles e orégãos acompanhado, claro, pela batata-frita. Deguste-o na Pregaria da Sé, na Rua D. Diogo de Sousa.
Tapa 12: Tosta de Salpicão com molho de francesinha
Nem é tosta, nem é francesinha, é a fusão das duas especialidades que resulta numa tosta de pão, salpicão da região com queijo Edam e molho de francesinha. Para a acompanhar, uma Estrella Damm. Saboreie na Casa Christina, na Praça Conde de Agrolongo.