Temos uma lista de 4 coisas – praticamente – obrigatórias para fazer no Bom Jesus do Monte, em Braga:
Subir os Escadórios
Mesmo que nunca tenha estado no Bom Jesus, certamente já viu imagens panorâmicas da zona. Aquele enorme escadório que vai até ao topo, até ao Santuário, foi mesmo feito para ser usado e desfrutado. São mais de 5 centenas de degraus para subir, mas vale muito a pena fazê-lo. Suba com calma. Deixe-se envolver pelo simbolismo e pela natureza em perfeita harmonia com a construção humana. Todo o cansaço e o tremer de joelhos passará quando chegar ao topo e vir ainda a paisagem deslumbrante sobre a cidade.
Caminhar e andar de barco
O espaço que envolve o santuário do Bom Jesus é amplo e muito verde. Há vários locais lindos onde pode caminhar um pouco e desfrutar da natureza e também banquinhos que podem oferecer momentos calmos e descansados. No lago, pode andar um pouco nos pequenos barcos a remos e viver momentos divertidos enquanto tenta coordenar os movimentos para conduzir o barco a bom porto.
Viajar no funicular
Andar no pequeno elevador, movido com o contrapeso de água, é obrigatório para quem passar no Bom Jesus. Se subir os Escadórios, é sempre boa ideia descer pelo funicular mais antigo da Península Ibérica ainda em funcionamento. Poupará as pernas e terá a experiência única de ver em ação um engenho que data do século XIX. São 274 metros de viagem, num desnível de 116 metros com 42% de inclinação, a uma velocidade média de 1,2/1,8 m/s.
Almoçar/Jantar no restaurante O Pórtico
Depois de uma visita muito movimentada ao Bom Jesus, há que recarregar baterias com uma boa refeição. E um dos melhores sítios para o fazer poer perto é n’O Pórtico. Este restaurante serve pratos deliciosos, bem típicos da região minhota. Não falta o bacalhau, cozinhado de diferentes formas, e o naco de carne é uma perdição. Para sobremesa, o pudim de Abade de Priscos e as natas do céu são apenas algumas das opções que lhe farão crescer água na boca e o farão recuperar as calorias perdidas na subida dos Escadórios.