Os menus, todos diferentes, e confecionados apenas com alimentos que existiam em tempos de ‘Bracara Augusta’ são compostos por entrada “gustatio”, prato principal “primae-mensae”, sobremesa “secunda-mensae” e bebida “potio” de inspiração neste período histórico. Os menus além de poderem ser consumidos nos espaços, podem também ser levantados em take away.
Assim, nas entradas e nos pratos principais é-nos oferecida uma grande variedade de pratos: alguns mais tradicionais, outras verdadeiras recriações de inspiração romana. Nos acompanhamentos não falta a salada e os diversos legumes. Já na sobremesa, a maçã faz parte de quase todas as recriações, havendo, no entanto, espaços que optaram pelos bolos, os crepes, ou mesmo novas recriações que vão surpreender o seu palato.
Há ainda quem tenha optado por uma recriação de brunch, optando por apresentar pratos que podem ser saboreados desde cedo.
Nas bebidas, não podia faltar a tradicional sangria, o vinho branco ou tinto, a água, e há mesmo quem tenha optado pelo chá e sumos naturais.
Esta iniciativa, que vai já na sua 3ª edição, está inserida no evento reviver a Braga Romana – uma recriação histórica da fundação e do quotidiano romano da cidade de Bracara Augusta, organizado pelo Município de Braga, que, este ano, dada a situação pandémica, será assinalado de forma híbrida (com eventos online e presenciais).
Assim, até domingo, 23 de maio, reviva Bracara Augusta através da gastronomia, com o roteiro “Braga Romana à Mesa”.
Consulte os menus no aqui.