“O homem põe tanto do seu carácter e da sua individualidade nas invenções da cozinha, como nas da arte”. É nesta frase, do escritor Eça de Queirós, que o restaurante O Burgueiro se inspira para confecionar os seus pratos tradicionais com um toque gourmet.

É no Lugar de Burgueiros, na freguesia de Soutelo, em Vila Verde, que está instalado o restaurante O Burgueiro. Aberto desde 2016, este estabelecimento é ainda pouco conhecido mas tem já um bom nome no panorama da restauração.

O seu foco é servir pratos tradicionais com uma abordagem e uma apresentação mais gourmet. Mas este toque diferente não significa que o seu menu não corresponda àquilo que estamos habituados e queremos ver num restaurante de gastronomia regional.

O Burgueiro encherá a sua mesa com deliciosos pratos típicos que ninguém pode perder quando passa pelo Minho ou pelo Norte de Portugal: os filetes de polvo ou o bacalhau frito acompanhados de um arroz de grelos fresquinho, o bacalhau com broa, o cabrito assado, as papas de sarrabulho, entre muitas outras iguarias. Para sobremesa, apresenta também algumas possibilidades com um aspeto cuidado e divinal como o pão-de-ló de ovos moles e as rabanadas à Burgueiro.

Não deixe de apreciar estes pratos num espaço localizado numa zona mais rural, longe da confusão da cidade, e onde pode desfrutar de uma agradável vista para um jardim e uma piscina, através das grandes janelas das salas do restaurante.

Com um ambiente tranquilo e um espaço envolvente encantador, O Burgueiro é então o restaurante ideal para quem procura um restaurante calmo para um almoço tradicional em família ao fim de semana ou mesmo para quem procura um bom local para comemorar ocasiões especiais, como um batizado ou um casamento.