aTípica – Oficina de Sabores. É assim que este restaurante, aberto desde julho de 2017, se apresenta aos bracarenses e ao público em geral.
Na zona mais in da cidade de Braga – a zona da Sé – abriu recentemente um novo restaurante com uma abordagem diferenciadora à comida tradicional. aTípica – Ofina de Sabores faz jus ao seu nome: mistura o típico com o atípico e parece jogar com os ingredientes e trabalha-los como um artista ou artesão na sua oficina.
Este estabelecimento apresenta todos aqueles pratos típicos que se pode esperar numa verdadeira casa portuguesa e bracarense: o arroz de feijão, as pataniscas, a alheira de caça, o bacalhau à Braga, o arroz de pato, entre muitos outros. Mas todos com um toque inovador que os distingue dos pratos que podemos experimentar nos típicos restaurantes de comida tradicional. A apresentação de todas estas opções é minuciosa e deliciosamente cuidada, entrevendo-se uma ligeira abordagem gourmet, proporcionada também pelo uso de alguns ingredientes menos habituais em alguns dos pratos.
Por 8 euros, durante a semana, é possível almoçar no aTípica. O estabelecimento oferece um menu de almoço onde se incluem as entradas, a típica sopinha portuguesa – como a sopa de espinafres ou a sopa de feijão branco com couve -, o prato principal – diferente a cada dia – e ainda o café e a sobremesa.
A degustação desta apetitosa comida dá-se num espaço pequeno mas moderno, que contrasta com a zona antiga da cidade em que o restaurante está instalado. O local tira partido da luz natural e associa-se à cidade através das frases e ilustrações espalhadas pelas paredes brancas, que contam a História da fundação de Braga, há mais de dois mil anos.
Para quem está sempre à procura de espaços novos com fórmulas diferenciadoras e inovadoras, mas não dispensa os sabores típicos de Portugal e, particularmente, da região minhota, o aTípica é, sem dúvida, um ótimo local para pôr na lista de locais a visitar.