Sobre as Frigideiras

As Frigideiras são um prato típico da cidade de Braga e a visita a esta província Minhota requer paragem obrigatória para esta experiência gastronómica.

A mítica casa “Frigideiras do Cantinho” surge em 1796 e dentro do género, é uma das casas mais antigas de Braga. As famosas frigideiras surgem e são comercializadas aqui, desde então.

A receita é ainda hoje a alma do negócio e é entendido que esta constitui o segredo da sua reputação por todo o país – verdadeiras e genuínas, só as frigideiras do cantinho, em Braga.

Ao longo dos séculos, o estabelecimento onde são confeccionadas sofreu várias remodelações, destacando-se a efectuada em 1953, que exigiu a reconstrução total do edifício. A remodelação que ocorreu em 1997, permitiu a descoberta de achados arqueológicos da época romana – do séc. II e III, que constituíam parte de Bracara Augusta. As descobertas podem ser hoje vistas e admiradas no interior do edifício.

Em 1999, as Frigideiras foram premiadas com o prémio “Os Galardões da Nossa Terra” com uma receita relativamente simples – discos de massa folhada que envolvem um preparado de carne que varia conforme o gosto pessoal. Conta a tradição que o segredo está na autenticidade da casa.

As frigideiras assumem um sabor muito peculiar, confeccionadas com carne de vitela moída, num folhado em forma de pastel, cozinhado com margarina e banha. São património da cidade de Braga, muito apreciadas por locais e turistas. Este prato, chega a ser referenciado até por escritores portugueses de referência, tais como, Almeida Garrett na sua obra “Viagens na Minha Terra” e Júlio Dinis que em 1870 referiu a esta iguaria em “Serões da Província”.